Agradecimentos


Desde que demonstrei o interesse em desenvolver um projeto de meditação com crianças, inúmeras pessoas se entusiasmaram com a ideia e contribuíram de alguma forma. A partir do momento que decidi me dedicar à isso, os eventos começaram a acontecer de forma quase "natural" e tive a oportunidade de conhecer e me aproximar de pessoas especiais.  Mesmo não tendo clareza em relação ao caminho e direção, os acontecimentos foram surgindo e a estrada foi sendo desenhada. O que era nebuloso começou a ficar claro. Pode-se dizer que foram momentos de "sincronicidade". Jung define sincronidade como "uma coincidência significativa de dois ou mais eventos, em que algo mais do que a probabilidade do acaso está envolvido". 

Joseph Jaworski, em seu livro Sincronicidade diz: "Se realmente assumimos o comprometimento de seguir nosso sonho, então descobrimos que existe uma força poderosa além de nós mesmos e nossa vontade consciente, uma força que nos ajuda ao longo do caminho, alimentando nossa busca e transformação." Em outro trecho do livro ele cita: "É o chamado para servir, a entrega da nossa vida a alguma coisa maior do que nós mesmos, o chamado para que nos tornemos o que devemos nos tornar - o chamado para conquistar nosso projeto vital."

O projeto de meditação com crianças foi esse chamado a servir. E por diversos momentos, senti essa força ao meu lado. Ela não pode ser representada por uma imagem, mas por uma centelha de energia que surge e te faz vislumbrar um futuro sem medo e a certeza de que ela estará sempre presente ao longo do caminho. Posso dizer que essa força que surge no silêncio é a presença divina.

E como sinal de gratidão, o que posso fazer é agradecer aqui algumas dessas pessoas que surgiram no meu caminho . Apesar de ter certeza que novas pessoas surgirão ao longo da jornada e essa lista nunca terminará. 

Todo o trabalho da Meditação Cristã não teria se desenvolvido se não fosse a coragem de John Main. Admiro esse homem por sua trajetória e por ter resgatado a dimensão contemplativa dentro da tradição cristã. Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas sinto sua presença em seus textos inspiradores.

Durante meu período de noviciado tive a oportunidade de me aproximar de Laurence Freeman, atual diretor da Comunidade Mundial de Meditação Cristã. Esse contato fez com que minha admiração por ele se tornasse ainda maior. Laurence consegue combinar sabedoria, amor, profundidade, humor, humildade e leveza. Sinceramente, não achava que encontraria uma pessoa assim pela vida. É muito gratificante ter um líder e um amigo espiritual como ele ao longo da minha trajetória. Dom Laurence é um grande incentivador da prática da meditação cristã com as crianças e tem se dedicado fortemente a essa "causa". Desde que demonstrei interesse pelo projeto com crianças, ele tem me apoiado amorosamente nesse desafio. 

Na Austrália e no Reino Unido, a experiência da meditação com crianças já se encontra num estágio mais maduro devido ao belíssimo trabalho feito por Ernie Christie, Pauline Peters, Cath Day, Madeleine Simon, Kim Nataraja, dentre outros colaboradores. Ernie Christie contribuiu significativamente para o projeto por meio do seu livro "Coming Home".

No Brasil, a Comunidade Mundial de Meditação existe graças a colaboração de Ana Fonseca, diretora nacional, que gentilmente me presenteou com um dos meus primeiros livros de John Main, o Momento de Cristo e posteriormente me confiou a oportunidade de liderar o projeto de meditação cristã com crianças no Brasil. Em São Paulo, a Comunidade é fortalecida pelo belo trabalho exercido por Roldano Giuntoli, que participa ativamente da organização dos retiros, seminários e outros eventos da comunidade. Além disso, sempre que possível me coloca em contato com pessoas que também tem interesse em trabalhar com meditação com crianças. 

Em São Paulo, tive a oportunidade de me aproximar de pessoas especiais que participaram da organização do retiro e também me ensinaram ao longo do caminho, são elas: Cynthia Regina (minha "mãe"nos retiros), Fernando Bignardi (com seu belo trabalho de divulgar a prática meditativa na área da saúde), Maria Ester (que será uma companheira nesse projeto), Cristiana Ferraz (que certamente desenvolverá um trabalho significativo com jovens e sempre contribui com suas traduções) e Luiz Eduardo (que sempre nos ajuda com sua calma admirável). Além deles, agradeço ao Carlos Siqueira por me proporcionar a primeira experiência de um retiro de meditação cristã e ter me incentivado ao caminho da oblação. E ao meu querido amigo Mauro Lopes, uma amizade iniciada num grupo de meditação, mas que parece ter existido de longa data. A José Henrique Eisenmann que me acolheu carinhosamente no seu grupo na paróquia Dom Bosco.

No Sul, sempre tive o apoio e atenção do meu tutor, Marcelo Melgares, diretor da comunidade de oblatos no Brasil. Que mesmo com sua rotina de médico, marido, "quase-pai", consegue disponibilizar seu tempo para nossas conversas a respeito do meu caminho espiritual. E recentemente, tive a oportunidade de conhecer, Leonardo Winck Correa, diretor de comunicação da Comunidade, que me ajudou desde a sua temporada em Londres, me enviando livros e outros materiais sobre a meditação com crianças. E agora, com as edições dos vídeos.

Não poderia deixar de agradecer ao Marco, meu marido e companheiro. Marco sempre me acompanhou ao longo do caminho e teve uma enorme paciência e amor, permitindo que eu me ausentasse para reuniões da comunidade, ficasse desenvolvendo o blog nos finais de semana e até tarde da noite, dentre outras atividades. Uma pessoa especial que Deus colocou no meu caminho e que me ensinou o significado de um amor genuíno e desapegado.

Pela minha sócia, Eveline Jannarelli, que dividiu o sonho de ser empreendedora comigo e consequentemente permitiu o desenvolvimento da dimensão espiritual na minha vida ao possibilitar uma maior liberdade na minha atuação profissional.

Agradeço a Juliano Nakamura por gentilmente ter desenvolvido o logotipo do projeto.

E por fim, é com uma grande importância, tenho uma gratidão especial pelo meus pais, Ana Helena e Osmar Bonifácio. Acredito que eles acham que a grande contribuição que deram na minha vida (além do amor) foi a educação. A educação certamente foi importante, mas não mais que o estimulo espiritual e atmosfera de fé que desenvolveram durante a minha infância. Lembro-me até hoje das missas aos domingos acompanhada do meu pai e da fé inabalável da minha mãe.  Certamente, isso foi herdado das minhas queridas avós, Dona Nica e Dona Salia, duas mulheres exemplares e que deixaram seu legado de fé para nossa família. Como não chegar no natal e lembrar do presépio da Vó Nica.

Enfim, é um sentimento enorme de gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário