Como estimular a espiritualidade com as crianças?


As dicas abaixo foram elaboradas por Ernie Christie.

Permita a criança ter um espaço sagrado e de quietude em seu quarto ou na casa. 

Isso pode ser tão simples como uma pequena mesa onde ela possa colocar elementos da natureza como conchas, pedras, galhos ou folhas. Isso pode ajudá-los a desenvolver um sentido de Deus na natureza e pensar sobre o divino na vida cotidiana. 

Considerar a inclusão de uma Bíblia ou outros recursos de leitura espiritual, como parte de seu espaço sagrado.

Se esses livros sagrados são parte da experiência de vida diária, as crianças podem ter tempo para os ler em silêncio todos os dias.

Dê ao seu filho um ícone ou símbolo espiritual.

Acredite ou não, as crianças realmente estão interessadas ​​em simbolismo e respondem positivamente ao simbolismo. Há alguns belos ícones disponíveis e entender o simbolismo envolvido em ícones pode ser fascinante para as crianças.

Incentive a imobilidade e silêncio sempre que possível.

As casas familiares podem ser um ambiente de grande ruído e agitação.  Incentive momentos nos quais  televisão e rádios fiquem desligados. Assim, as crianças podem sentirem-se confortáveis com o silêncio e não sentir a necessidade de preencher o silêncio com o barulho ou movimento. 

Oração, quietude e silêncio são naturais.

Sempre que possível, se as crianças podem ver que essas três coisas são parte da vida cotidiana e não algo atípico, os pais podem fazer com que a espiritulidade surja como algo natural na rotina diária. As crianças não devem ser levadas a sentir que os aspectos espirituais e contemplativos da vida são ocasiões remotas da vida cotidiana. 

A espiritualidade de uma criança é nutrida em comunidade. A unidade com os outros que brota da partilha de experiências, memórias compartilhadas, esperanças comuns e sonhos.

A primeira comunidade que a criança experimenta é a sua família. Os pais podem promover uma espiritualidade saudável e uma natureza contemplativa modelando isso para os seus filhos e criar um ambiente seguro onde a vida espiritual possa florescer. Um dos maiores presentes que os pais podem dar aos filhos é uma visão equilibrada da vida. O lado espiritual da vida precisa ser parte do tecido da vida quotidiana para ajudar no desenvolvimento e manutenção de uma vida equilibrada.

Crie momentos de silêncio e quietude na vida de seu filho todos os dias.

É importante ensinar as crianças a olharem para dentro, que é dentro de si que eles vão encontrar os seus recursos e de fato encontrar Deus. Se os pais ensinam isso em um contexto de fé ou um contexto secular, simplesmente aprendendo a ir para dentro é a chave para abrir a porta. Para fazer isso as crianças precisam de bons professores e os primeiros e mais influentes professores que eles encontram são seus pais. Como pais, precisamos mostrar aos nossos filhos que não temos medo de ir para dentro de nós mesmos.

A meditação é simples: somos complexos.

Como pais, temos de ensinar nossos filhos a arte da simplicidade e tentar não complicar demais as coisas. Nos primeiros anos, se pudermos mantê-lo simples e ensinar nossos filhos a ser simples, podemos criar uma base muito boa de que eles serão capazes de explorar seu eu espiritual mais tarde na vida. 


Fonte: http://www.cominghome.org.au/



Nenhum comentário:

Postar um comentário