Contexto Atual


As crianças nunca tiveram acesso a tantas informações e atividades. Diariamente, elas são bombardeadas por inúmeras mensagens e possuem uma agenda que pode ser comparada a de um adulto (escola, inglês, natação, reforço escolar, futebol, dentre outras atividades). Há pouco espaço para o silêncio, a quietude, para a consciência de si e para o despertar da espiritualidade. O resultado desse cenário é que elas crescem com uma grande sensação de ansiedade, dificuldade de concentração e atenção ao outro.

O desenvolvimento da sociedade moderna exige um comprometimento cada vez maior dos pais com suas atividades profissionais e para compensar a ausência com os filhos, muitas vezes utilizam pequenas recompensas materiais. Uma outra consequencia da modernidade, é o estimulo a uma cultura de competição e de individualidade. Mesmo insatisfeitos com a carreira, muitos pais projetam nos filhos grandes expectativas de um "futuro de sucesso" , o que exige das crianças um alto grau de comprometimento com diversas atividades e poucos momentos de reflexão em relação ao caminho que realmente deseja. O resultado disso é a formação de indivíduos fragmentados, sem um senso de unidade e plenitude.

Laurence Freeman em seu livro "A Primeira Vista", diz:
"Neste mundo novo, em que o tempo perdeu a dimensão sagrada tornando-se equiparado ao dinheiro, e em que todas as coisas se tornaram tão obcecadas pelo desempenho econômico, a fé, que precisa de espaço para respirar e beleza para florescer, encolheu-se na crença."
"Faz-se necessária uma capacidade de atenção continuada para a compaixão, para o relacionamento e para restaurarmos a inteireza de nosso núcleo. A distração crônica e a superficialidade de grande parte da cultura popular é um sintoma da atual crise."

Criança a Alma do Negócio


Além disso, a mídia e as empresas aproveitam a vulnerabilidade e inocência dessas crianças para desde cedo impor valores de consumo e competição. Esse aspecto pode ser elucidado pelo documentário "Criança, a alma do negócio", desenvolvido pelo instituto Alana.

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.






Mais informações:
http://defesa.alana.org.br/

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