Estágios do Desenvolvimento Espiritual (James Fowler)
5 aos 8 anos
As crianças dessa idade precisam ter tudo relacionado de
alguma forma com as experiências práticas que eles já tiveram na vida.
Há uma confiança na percepção sensorial. As crianças nessa
idade têm imaginação fértil e são capazes de formar imagens em suas mentes.
As crianças dessa idade amam histórias, rimas e canções.
Exercícios como a leitura de histórias das escrituras em voz alta pedindo-lhes
para fechar os olhos e imaginar os personagens e as ações que estão ouvindo são
uma preparação inestimável para a meditação.
Estes tipos de atividades também vão ajudar a alongar a
atenção das crianças e desenvolver a profundidade de sua capacidade de
permanecer imóvel e em silêncio por maiores períodos de tempo.
A utilização de músicas e canções é muito útil para
prepara-las para os períodos de meditação e concentração.
9 a 12 anos
Fowler diz que o desenvolvimento da fé das crianças destas
idades tende a ser "mítico-literal", pois as crianças começam a
amadurecer rapidamente e seu conhecimento geral e capacidade de raciocínio se
desenvolvem consideravelmente. No entanto, eles ainda são pensadores concretos
e precisam ter novas idéias ligadas à experiência anterior.
O desenvolvimento da fé durante este período de tempo é
bastante complexo e requer um ambiente de confiança e de apoio. Os professores
de crianças dessa faixa etária precisam se esforçar para criar uma atmosfera
certa em que o silêncio, a quietude e a meditação possam florescer.
O desenvolvimento do espaço de oração e momentos de silêncio
é essencial. Os alunos precisam se sentir seguros e apoiados durante o tempo de
meditação e o professor precisa trabalhar duro para criar a atmosfera propicia
para a meditação.
As crianças adoram a meditação nesta idade e muitas vezes
elas pedem permissão para meditar.
As crianças dessa idade ainda gostam de histórias e possuem
a imaginação viva. Os alunos, muitas vezes, farão mais perguntas sobre
meditação durante esta fase de desenvolvimento; e o professor precisa ser capaz
de conduzir suavemente as crianças a uma maior compreensão dos benefícios do
"aquietai-vos e percebei que eu sou Deus."
As crianças podem participar ativamente na preparação da
meditação, preparando a mesa de oração ou acendendo as velas. As crianças
querem se envolver em todo o processo de meditação.
13 aos 15 anos
As crianças apresentam uma mudança significativa no seu
comportamento durante estes anos de desenvolvimento da fé. Os pares tornam-se cada vez mais importantes e o
professor precisa negociar com os seus alunos para permitir que eles participem
mais ativamente de todo o processo de meditação.
É normal que os alunos desta idade sejam rebeldes e exibam
sinais de agnosticismo.
Não é apropriado esperar que os alunos desta idade
integrarão os valores e convicções religiosas, mas reconhecem o benefício
"universal" de meditação. E enquanto eles podem muitas vezes
questionar e se rebelar contra estudos religiosos, por outro lado podem
apreciar e se comprometerem com a meditação.
Durante estes anos, a maioria das crianças se tornam capazes
do pensamento abstrato. Isto permite ao professor estender o contexto da
meditação.
Os alunos também são capazes e muito dispostos a discutir
com maior profundamente os conceitos associados a meditação. Empatia,
compaixão, amor universal, integridade, paz, alegria, atenção, espiritualidade,
eternidade e a busca de sentido pode agora se tornar conceitos a parte da
linguagem utilizada por esses alunos.
Agora, os estudantes podem começar a ver que a meditação não
é somente uma maneira de ter uma experiência positiva relaxante, pode agora ser
visto como um caminho para um sentido mais profundo de si mesmo e de Deus e uma
compreensão mais profunda de paz, harmonia e unidade com o resto do criação.
Fonte: http://www.cominghome.org.au/
Nenhum comentário:
Postar um comentário