Formas de Atuação


O Projeto Brincando de Meditar pode ser aplicado com crianças em diversos espaços:

  • Escolas
  • Comunidades Carentes
  • Creches
  • Orfanatos
  • Hospitais
  • Paróquias
  • Grupos de Catequese
  • Condominios


Nas escolas o projeto segue o fluxo demonstrado na figura acima:

1. Apresentação para Diretoria
Nessa fase, apresentamos o conceito da meditação cristã com crianças para os membros da diretoria por meio da apresentação da estrutura dos encontros, materiais didáticos, livros da tradição e DVDs.

2. Workshop com Professores
Após a adesão do conceito pela equipe da diretoria, organizamos um workshop junto aos professores para apresentar a prática e demonstrar como ela é realizada por professores na Austrália e Reino Unido. Esse também é um momento para apresentar a Meditação Cristã e tirar algumas dúvidas.

3. Aplicação do Projeto Piloto
Após Workshop com os professores, iniciamos uma fase piloto na qual a prática é aplicada com alguns professores antes de multiplicar numa escala maior. Essa etapa serve para avaliação de horários e locais adequados, além da verificação de ajustes necessários.

4. Workshop com os Pais
Após a aplicação do projeto piloto, os pais são convidados para conhecer a prática e os resultados obtidos. Além disso, é uma boa oportunidade para incentivar a prática contemplativa fora da escola.

5.  Implementação da Meditação
Com o apoio da diretoria, dos professores e dos pais, o cenário torna-se favorável para a implementação da meditação com mais turmas e como uma atividade regular dentro da escola.

6. Reuniões de Acompanhamento
Após implementação da meditação, pode-se realizar algumas reuniões com a escola para acompanhar o andamento do projeto, verificar os resultados obtidos, solucionar questões, dentre outras atividades.

7. Pesquisa Pós Implementação
Ao final de 6 meses da implementação, é possível aplicar uma pesquisa para mensurar as mudanças ocorridas após o inicio do projeto na visão dos alunos, professores e pais.

* As etapas acima seguem um padrão ideal de trabalho, contudo podem ser adaptadas de acordo com a realidade da escola.

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