Orientações Práticas (Para Professores)

Orientações Práticas


  • Como seria para qualquer novo programa na escola ou comunidade, é importante introduzir o conceito ao resto da comunidade antes de iniciar a meditação com as crianças. Fale sobre seus resultados esperados e sobre os conceitos de meditação em uma reunião de equipe ou reunião da comunidade. É muito mais fácil introduzir isso para crianças, se outros adultos da comunidade são favoráveis.
  • Escolha um momento no dia em que haverá interrupções mínimas. O início do dia quando as crianças podem chegar atrasadas para a aula não é o momento ideal. Talvez imediatamente após o intervalo da manhã ou almoço.
  • Peça a um outro adulto para apoiá-lo e estar com você - organize um momento em que não haverá interrupções por telefone ou na escola pelos sinais de intervalo. Coloque uma aviso na porta indicando o período de silêncio e meditação.
  • Se as crianças estão inquietas nos primeiros dias de sua meditação,  não pare durante a meditação para atender a essas questões. Depois, gentilmente responda a quaisquer perguntas que as crianças possam ter e permita-lhes dizer o que ajudaria a manter a calma. Se uma criança estiver com tosse, fale com ele / ela antes e peça para ele/ela sentar-se perto da porta e sair, se necessário.
  • Em uma situação escolar, uma vez que o teste do programa (piloto) esteja indo bem, pergunte ao diretor sobre a possibilidade de dar uma pequena palestra sobre esta forma de oração para o Conselho Escolar e o Conselho dos Pais.
  • Em uma sala de aula que exista restrições físicas de mesas e cadeiras, pode ser prático meditar na própria mesa. Os alunos devem ser convidados a limpar suas mesas e a se sentarem com as costas retas contra a sua cadeira. É conveniente pedir às crianças para tirar os sapatos. Ao fazer isso, eles sentem que algo especial está para acontecer. Quando os alunos se tornarem mais familiarizados com o seu tempo de meditação o professor pode explicar o significado de tirar os sapatos.
  • Explique aos alunos que o tempo de meditação é um 'presente' para eles e eles precisam respeitar o espaço de outras pessoas. Os estudantes devem estar cientes da necessidade de silêncio e imobilidade. Sugira o fechar leve dos olhos, já que as crianças tendem a apertar os olhos.
  • Alguns alunos podem achar a tarefa de estar em silêncio ainda muito difícil. Nesses casos, é melhor explicar aos estudantes que passam por essa dificuldade que podem simplesmente colocar a cabeça sobre a mesa, fechar os olhos e descansar. Uma vez que a rotina é estabelecida esses alunos geralmente começam a se sentir menos estranhos a prática e começam a se envolver com o processo.
  • Como uma regra geral, o tempo de meditação pode ser relacionado com a idade cronológica de uma criança. Por exemplo, uma criança de 5 anos terá como objetivo 5 minutos de silêncio, uma criança de 6 anos terá como objetivo 6 minutos de silêncio e assim por diante.
  • Idealmente seria maravilhoso se a escola desenvolve-se uma área adequada para a meditação, por exemplo, uma sala de capela ou espaço de oração sagrado, onde a atmosfera já foi criada. Se este não é o caso ou não for possível, os professores podem fazer muito em suas próprias salas de aula criando um clima de oração.
  • Música relaxante e tranquila pode ser aplicada antes do início do tempo de meditação. Isso sinaliza para as crianças que a quietude e o silêncio estão prestes a começar. A música não deve ser tocada durante o tempo de meditação. O silêncio precisa ser livre de ruídos.
  • O professor como líder do processo contemplativo precisa praticar os exercícios antes de introduzir o processo para os alunos. A experiência de realmente fazer os exercícios vai ajudar o professor a criar empatia com as crianças e permitir a antecipação de possíveis problemas, encontrando soluções a partir de sua própria experiência.
  • A confiança e o respeito que um professor constrói com a classe dele é um dos indicadores para o sucesso no ensino de meditação para crianças. Se os alunos sentem seguros e confortáveis e confiam no seu professor, a experiência do ensino da meditação para crianças será positiva.
  • Minimize as distrações. Uma avaliação do que pode causar uma distração, por exemplo, um ventilador barulhento que seria melhor desligar porque o som se tornará chato é o melhor a ser feito antes do período de meditação. Os professores tornam-se muito bons em reconhecer distrações potenciais .
  • Se as coisas vão mal no início, não desista. Re-avalie a situação e tente novamente em um dia diferente ou em um momento diferente do dia.
  • Ensinar os alunos por alguns momentos antes de começar a meditar para estarem conscientes de sua respiração é uma maneira muito boa para ajudar a criar a atmosfera certa e para permitir que os alunos se tornem tranquilos.

A responsabilidade do professor

A responsabilidade do professor é a de proporcionar uma experiência positiva para os seus alunos. Os professores sempre têm o dever de cuidar de seus alunos. Assim, não é recomendado que o professor medite com a sua classe. Pelo contrário, o papel do professor é facilitar a experiência da meditação para a classe. 

É nessa experiência que as crianças gostam de saber que o professor está supervisionando ativamente e garante a sua segurança em todos os momentos. Se dois adultos estão na sala, por exemplo, um assistente do professor, então pode ser possível que o professor também medite com a sua classe.

No caso de alunos mais maduros também pode ser apropriado que o professor medite com a classe.

A condução da meditação
Seguem abaixo algumas orientações baseadas nos escritos de John Main:
  • Peça aos alunos para sentarem em uma posição confortável. Mas não tão confortável que possam adormecer!

  • Peça aos alunos para acalmarem seus corpos. Em seguida, aquietarem a mente. Tornar-se consciente de que estão na presença de Deus. Deus está ao seu lado nessa sala. Deus também está dentro de você.
  • Peça aos alunos para fecharem os olhos. Continuem sentados com a coluna reta vertical, relaxem os músculos do corpo. Respire normalmente do seu estômago. Respire lentamente para dentro e para fora.
  • Quando os alunos tornarem-se quietos, você pode tocar um sino ou simplesmente dizer: "Nós começamos nossa meditação agora." Isso sinaliza que as crianças comecem a dizer o mantra silenciosamente. Você pode dar o seguinte conselho aos alunos: "Diga o mantra pelo maior período que puder e assim que você perceber que parou de dize-lo, comece a dizer de novo."
  • Os alunos devem repetir o mantra durante todo o período de meditação. Como professor, você deve manter o controle do tempo e tocar o sino quando o período chegar ao fim. Lembre aos alunos que eles podem meditar em silêncio com um mantra sempre que quiserem ao longo do dia ou em casa por conta própria.
  • Não subestime a fé deles. Pode ser uma fé mais simples que a sua, mas é sincera. A fé deles pode ser muito profunda e assim servir como uma fonte de inspiração.
  • Não imponha suas orientações pessoais de oração sobre as crianças. Além disso, não faça nada que possa limitar o conceito de Deus ou extinguir a expressão espontânea da relação das crianças com Deus.
  • Não dar às crianças a impressão de que eles só podem rezar em certos momentos ou em determinados lugares. E não dar a impressão de que a meditação é a única maneira de rezar ou mesmo a melhor maneira de rezar. Há muitas maneiras de rezar, e todos elas podem nos levar a uma verdadeira comunicação com Deus.
  • Não dê explicações em excesso para a meditação. Em vez disso, convide as crianças a descobrir o amor de Deus por si próprias. Deixe que a oração seja deles, e não sua.
  • Sempre mostre respeito pelas crianças e tome as suas questões religiosas a sério. Quando se trata de oração e meditação, também deve-se respeitar a privacidade e dignidade da criança.


Fonte: http://www.cominghome.org.au/


Nenhum comentário:

Postar um comentário