Porque meditar?


Além dos benefícios e frutos da meditação citados em outra página desse blog, vale a pena destacar alguns outros elementos importantes proporcionados pela experiência da meditação.

Foco na Experiência

O aprendizado e os relacionamentos são aprimorados por meio da experiência. A meditação busca despertar nas crianças o sentimento de amor e um espaço para a experiência de Deus.
Geralmente as crianças tomam contato com a espiritualidade por meio do que os outros ensinam para elas. E com o passar do tempo, percebem que conseguem responder a pergunta que Jesus faz aos seus discípulos: "Quem as pessoas dizem que eu sou?", mas não estão preparadas para responder a pergunta: "E vós, quem dizeis que eu sou?". 
Como disse João Cassiano: "A experiência é o professor."

Desenvolvimento do Auto-Conhecimento e da Auto-Aceitação

No processo de meditação, passamos a nos conhecer melhor.
Como John Main diz: "Afinal de contas, em que consiste realmente a meditação?...Ela nos leva ao ser. Ela nos leva a essência. Ele é. Eu sou....Em última análise, a experiência da meditação está relacionada com o ser." (Momento de Cristo, pg 130)

Em sua pesquisa sobre a meditação em duas escolas primárias na Inglaterra, Polly McLean descobriu que a meditação regular proporciona o aumento da auto-consciência na maioria das crianças. (cf. Pastoral, Março de 2001: 31-35).

Outra pesquisa de 2004, no Talibah Natake School House de Detroit mostrou que a prática da meditação duas vezes por dia ajudou as crianças a desenvolverem uma auto-imagem mais feliz. (cf. Business Week, 29 de Março 2004:111).

Como é este processo de desenvolvimento de uma auto-imagem mais feliz? A meditação nos torna mais conscientes de que Deus está dentro de nós, e não apenas fora de nós.
Na meditação, nós experimentamos a realidade das palavras da Escritura. Cada um de nós é feito à imagem de Deus (cf. Gen1: 27). 


Uma vez que encontramos o nosso verdadeiro centro, as nossas raízes, a nossa âncora, nos tornamos mais vivos e energizados. 

Atenção ao Outro

Meditamos  para tirar o foco da nossa atenção de nós mesmos . Na tradição cristã,  isso é visto como uma obra de amor.
A experiência da meditação faz com que nos tornemos pessoas mais amorosas e isso tem um impacto positivo nas nossas relações familiares, em nossas amizades e na nossa relação com o outro.
A meditação ajuda as pessoas de todas as idades e culturas a encontrar uma maneira simples e prática para despertar e aprofundar a sua vida espiritual.  As crianças podem e gostam de meditar e geralmente fazem isso de forma natural.

Experiência do Silêncio

Em uma sociedade tão agitada, são raros os momentos de silêncio. A meditação é uma oportunidade para as crianças cultivarem uma relação positiva com o silêncio.

Senso de Propósito e Sentido

Nossas vidas interiores são atormentadas por inúmeras tarefas. Nós pensamos sobre listas de coisas a fazer, compromissos, listas de supermercado e o que precisa ser feito em seguida. Nós nos preocupamos com o pagamento de contas ou de encontrar o presente de aniversário ideal para um ente querido. Nosso cérebro está constantemente produzindo, trazendo pensamentos, preocupações e idéias para a nossa consciência.

Na verdade, a vida moderna não é diferente dos séculos anteriores em um aspecto importante: como os nossos antepassados​​, nós também sentimos que algo está faltando. Buscamos significado e propósito. Ansiamos por entender quem somos, por que estamos aqui e para onde estamos indo. Em vez de ter mais respostas, a nossa tecnologia atual e acesso imediato à informação parece apresentar-nos com mais perguntas. Em vez de se sentir inteiro e completo, sentimos sem rumo e fragmentados, puxado em direções opostas. Como John Main observou, as pressões da vida moderna nos obrigaram a:
"Compartimentar nossas vidas em, por exemplo, escola, trabalho, família, lar, lazer, igreja, e assim por diante. Como resultado, perdemos o senso de nossa integridade pessoal. "
(Palavra que leva ao silêncio)

Sem um senso de firmeza ou integridade pessoal, nos sentimos vazios. Sentimos que não somos verdadeiramente vivo.

Alimentar a fome de espiritualidade das crianças

Psicólogos sabem há muito tempo que as crianças são naturalmente espirituais, que elas têm uma profunda fome do divino. Esta fome pode ser ainda mais acentuada na sociedade de hoje devido à quebra generalizada na vida familiar estável. Mais e mais crianças vivem em famílias divorciadas, famílias recompostas ou famílias monoparentais. Porque em muitos lares ambos os pais trabalham, há um número crescente de crianças que chegam em suas casas e estas estão vazias. As crianças nunca estiveram tão sozinhas como hoje.
Como os adultos, eles precisam aprender a encontrar sentido, fazer conexões e entrar em um relacionamento com Deus e com os outros membros da comunidade.  

Fonte: http://www.cominghome.org.au/

2 comentários:

  1. Logo que você passou o e-mail anunciando o blog, deixei um comentário que não estou encontrando agora. Por isso, retifico aqui meus parabéns pela iniciativa, pelo trabalho primoroso de exposição dos conceitos, conhecimentos e divulgação da Meditação Infantil. Que Deus ilumine seu caminho. Grande beijo.
    Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, os comentários ficaram na caixa de moderação e não havia visto! Só vi agora...quase 1 mês depois! Agradeço de coração pelo carinho. E que Deus continue iluminando o nosso caminho..Um grande beijo!

      Excluir